Iniciar a prática de captação de imagens em câmara autónoma e multicâmaras, relacionando-a com os conhecimentos teóricos dos controlos óticos e eletrónicos, da composição da imagem, dos movimentos de câmara e das regras de continuidade. Pretende-se fomentar o espírito crítico na análise de imagens vídeo, enquadrando-o no conhecimento do processamento de imagens de uma câmara de vídeo, e do sinal de vídeo.

A disciplina de Teorias e Práticas da Comunicação destina-se a dotar os alunos de uma capacidade reflexiva e crítica sobre diversificadas situações e características da comunicação humana. 

Pretende-se que o conhecimento adquirido através dessa reflexão possa informar práticas futuras de criação e realização de produtos audiovisuais contribuindo para a sua qualidade. 

Estudo, compreensão e utilização da luz enquanto um elemento base de criação de sentidos que ao mesmo tempo exponencia esteticamente a qualidade das imagens. Nesta unidade curricular são abordados os fundamentos teóricos e aplicações práticas dos princípios básicos da iluminação para a imagem estática e em movimento.